O que o consumidor mais procura?
- julianabrumana
- 8 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2024
O consumidor está mais antenado, mais crítico, mais exigente, mais imediatista, também possui maior poder de decisão e valoriza a experiência. Ele não procura mais apenas por produtos e serviços, mas é atraído e fidelizado pela experiência vivenciada.
Hoje, muitos fatores são levados em conta pelo consumidor antes de realizar uma compra ou, mesmo, permanecer ligado a uma marca. Vejamos alguns exemplos: a qualidade no atendimento, o tratamento recebido pelos funcionários, prazos dados para entrega de produtos, opções de pagamentos, taxas a serem pagas por ele ou cobertas pela empresa, existência e eficiência dos canais de atendimento, clareza da comunicação sobre aquisição e especificações técnicas dos produtos, suporte técnico em caso de contratação de serviços, planos e descontos são alguns dos fatores que o consumidor mais procura.

Dessa forma, podemos compreender que uma empresa precisa estar com seus setores alinhados para conquistar e manter seus clientes. Não adianta o setor de Marketing promover, o setor de Vendas vender se a equipe de suporte falhar. Ou, ainda, a equipe de suporte ser bem preparada, mas o Maketing não promover de forma adequada e a comunicação com o cliente ser ruim. Obedecidas as regras gerais de como realizar um atendimento vale ainda pensar sobre a Persona do seu negócio.
Diferente do conceito de público-alvo, que é mais generalista, o conceito de persona é mais focado e o seu uso se torna mais recomendado. No conceito da Persona são avaliadas características do público almejado, como o que gosta, pelo o que se sente atraído, por onde anda, quais são seus interesses e anseios, suas preocupações, quais redes sociais mais acessa e etc. Ao contrário do conceito de Público – Alvo que leva em conta conceitos mais básicos, como gênero, idade, localização geográfica, profissão e escolaridade, por exemplo.
Há algumas décadas, mudanças significativas vêm acontecendo na forma como as pessoas consomem. Antes, com o surgimento do Rádio e da TV, como veículos de massa, as informações eram levadas para o maior número de pessoas possíveis. Não se pensava sobre o que cada indivíduo pensava ou queria, mas o que a maioria das pessoas desejavam e gostavam.
Hoje, o movimento é inverso. Cada vez mais, as necessidades do indivíduo são valorizadas. Daí, surgiram tantos produtos e serviços personalizados que antes não existiam, como é o caso dos canais de esporte, filmes, notícias, música e tantos outros. Tudo para satisfazer o maior número de pessoas em sua essência.
Como podemos ver, a comunicação é essencial em um negócio. Ela ajuda tanto a manter um padrão de transparência nos serviços oferecidos, quanto a prevenir pequenas e grandes falhas. Uma comunicação eficiente entre os departamentos de uma empresa e entre a empresa e o consumidor são necessárias para que não haja prejuízos financeiros de ambas as partes e manchas na reputação da prestadora de serviço.
Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação em sua empresa? Temos o serviço de Consultoria de Comunicação. Nos mande uma mensagem para saber mais a respeito!
Para o consumidor:
Comments